quinta-feira, maio 26, 2005

Sócrates, vai mas é dar uma volta!

Queria aproveitar este belo espaço de liberdade de expressão que é a internet para deixar aquilo um bem sonoro: "SÓCRATES, VAI P'RÓ CARALHO!"
Pensar que eu disse bem desse inutil cobardolas neste blog. Que falta de visão, que estupidez, que cobardia foi esta medida de subir os impostos, sobretudo atacar no IVA foi do mais imbecil que já vi.
Eu posso não perceber de economia, posso não saber bem porque motivo são tão importantes os 3% do PIB no valor do nosso défice, mas uma coisa eu tenho: dois olhos na cara e uns deditos de testa para pensar. Qual é o gande financiador do estado? Os cidadão. Como é que eles finaciam o estado? Pagando impostos sempre que recebem e sempre que gastam dinheiro. Qual é então a forma de aumentar as receitas do estado?
Se eu subo os impostos, vou baixar o poder de compra dos cidadãos, levando o estado a auferir menos dinheiro dos impostos, piorando as finanças públicas e sendo obrigado a subir mais os impostos, e levo o país a entrar na pescadinha de rabo-na-boca de ignobilidade económica em que actualmente vivemos. É um pouco como a velha rábula do homem que mata a galinha dos ovos de ouro porque ela só põe um ovo por dia e lá dentro ela deve ter mais ouro, é o eterno pensar a curto-prazo, deixar a planificação do futuro para quem cá estiver... no futuro.
Mas não é só falta de visão estratégica. Olhemos para os números. Com o IVA a 21% temos o imposto 5% superior ao observado em Espanha, adicionem a isso o facto de a gasolina ser 12 a 15% mais barata em Espanha e facilmente se começa a tornar rentável ir fazer compras a Espanha, pelo menos nos casos de pessoas que vivam perto da fronteira ou que vão fazer compras de valores avultados. Claro que as empresas vão reparar nisso, mesmo que os cidadãos não repararem.
Quando é que vamos ter governantes (não só em Portugal, mas também na União Europeia) que pensei mais de 5 minutos à frente? Para resolver uma crise económica, a única solução é o estado fazer das tripas coração para SUBIR o poder de compra aos cidadãos, com aumentos, com investimento e até, eventualmente com uma redução nos impostos. Claro que no imediato o défice vai subir, o que é que isso realmente significa para os cidadãos, que são realmente quem interessa? A questão é que a médio prazo, a economia vai necessáriamente recuperar, apanhada a reboque pelo povo que vai ganhar mais e gastar mais e necessariamente pagar mais impostos!
Não obstante, é também uma boa ideia atacar a fraude fiscal de maneira a garantir que todos contribuimos e que não à certos e determinados empresários a declarar ordenados minimos e a andar de Bentley, e outras aberrações que vemos por aí. Ao menos numa coisa todos os partidos parecem estar de acordo. Há que reduzir o peso do estado na economia. Há que cortar alguns tentáculos a esse polvo. Tenho a certeza que isso era uma tarefa fácil para os 99,99% da população que não têm cargos públicos administrativos, infelizmente não acredito que os 0,01% que os têm (claro que na realidade a percentagem deve ser muito menor) venham a fazer o que devem. Cortar no dinheiro dos outros é sempre mais fácil do que no nosso, e eles acham que o nosso dinheiro é deles.

Sem comentários: