terça-feira, junho 07, 2005

Calor em Portugal

calor, Calor, CALOR!

O céu já ganhou aquele tom azul infinito, apimentado pelo cinzento acastanho do smog estival de Lisboa, nuvens nem vê-las, à meses que parecem não querer nada connosco. A temperatura começa a roçar os 40º, quente o suficiente para sentirmos aquela constante insatisfação, uma mistura de desconforto térmico, a desagradável sensação de ter a roupa colada ao corpo e o desespero de ter de estar na cidade a trabalhar enquanto imaginamos o quão fresco e azul deve estar o mar na praia.
Pior do que isso, o calor torna-se O único tema de conversa. Chegamos ao trabalho e alguém tem de dizer "Está calor hoje, hã? Parece que davam 38 graus para Lisboa!" E lá vamos acenando um insonso "pois é, pois é..." enquanto pensamos como seria agradável não ter de estar sempre a ouvir falar de calor. Os telejornais tornam-se incrivelmente chatos. São os não sei quantos distritos em alerta amarelo por causa do calor, são as entrevistas a velhinhas de 60 anos na Amareleja que aparentemente só este ano perceberam que vivem no sítio mais quente do país. Acho que isto não passa de típico espírito tuga!
Temos de estar sempre miseráveis, faz parte do que nós somos. Basta ver que a música nacional é, supostamente, o Fado, aquele estilo em que os interpretes parecem estar sempre a queixar-se de uma dor de ouvidos ou de dentes terrível.
No Inverno está muito frio, no Verão está muito calor, quando chove, chove de mais, quando está Sol, é Sol de mais, quando estão nuvens elas são deprimentes, quando não à nuvens o céu é entediante. No litoral temos pena porque nunca neva, no interior queixam-se quando neva. As inudações são sempre uma catástrofe nacional, excepto nos anos de seca em que a falta de água é o inimigo mortal. Poupem-me.
- Em metade da Europa as pessoas chegam a passar vários meses sem ver o Sol e sonham com umas férias em Portugal
- Em algumas zonas de África já não chove à anos e as pessoas morrem à fome, enquanto em Portugal a obesidade é um grave problema de saúde.
- No sudoeste asiático morrem todos os anos milhares de pessoas devido às cheias e cidades inteiras são destruidas, aqui geralmente à uns problemazitos, geralmente porque temos o hábito inteligente de construir casas em leitos de cheia.
- A cidade de Nova Iorque (que por acaso está a uma latitude semelhante à nossa), sofre frequentemente nevões enormes durante o Inverno, alturas em que a cidade chega a ficar paralisada sob 1 ou 2 metros de neve e temperaturas na casa dos -20º, por cá é raro a Torre ter neve suficiente para o ski.

Nós temos possivelmente o melhor clima do mundo (a par do resto da bacia do Mediterrânio, da California e Flórida, do Sul da Austrália, da costa da África do Sul e de algumas partes do Japão), com Invernos amenos (vão explicar a um Finlandês que -5º é frio e ele ri-se na vossa cara) e Verões agradaveis. Temos montes de Sol e podemos ir à praia desde Março a Setembro. Apesar do clima agradavelmente temperado não temos malária, nem febre amarela, nem dengue nem tantos outros desses flagelos dos trópicos.
E mais, temos uma orla costeira descomunal, com cerca de 1000 Km de extensão, com um mar quente o suficiente para se poder tomar banho, mas fresco o suficiente para não atrair resmas de animais perigosos. Apesar dos nossos melhores esforços para as destruir, ainda temos algumas das melhores praias da Europa. Acrescentem ainda uma das melhores gastronomias do mundo (neste ponto eu, ou qualquer outro português somos suspeitos para falar), o facto de sermos um dos países do mundo com mais feriados, a ausência de problemas etnicos ou de terrorismo graves, a maioria da população vive a menos de 1h da praia mais próxima, temos sítios lindissimos para visitar e são todos perto porque o país é minusculo, apesar de não sermos ricos temos dinheiro suficiente para ão passar fome e ter condições minimas de vida, o nosso sistema de saúde pode não ser o mais eficiente mas existe e ainda é financiado pelo estado (os americanos jão não se podem felicitar por isso!), etc., etc.

Bem vistas as coisas, a coisa mais negativa neste país somos mesmo nós, os portugueses!

Aproveitem bem o Verão que aí vem...
e não se lamuriem tanto que já farta!

Sem comentários: