quinta-feira, julho 28, 2005

Sabedoria chinesa

Estava a ler um artigo num jornal sobre o aquecimento global, sobre as tangas habituais dos americanos em relaçaõ ao tema, sobre os avanços e recuos da praxe no Protocolo de Quioto e só conseguia pensar neste velho provérbio chinês:

"Se não mudarmos a nossa direcção, podemos acabar no sítio para onde nos dirigimos"

39 comentários:

Unknown disse...

E já agora deixem-me acresentar outra citação muito do meu agrado:

Só a estupidez humana nos pode dar uma noção de infinito.
Ernest Renan
(filósofo francês)

Ju disse...

PAR (tradução do LOL para português: Parti-me A Rir)!
Realmente essa frase faz muito sentido. Até porque nas sítuações em que me senti estupida, fose onde fosse que me metesse não seria um sítio sificiente para albergar a estupidez que sentia no momento. Mas como humana tenho certos defeitos de fabrico...
Quanto à citação inicial (essa treta de porem os comentários na janela onde estava o blog é uma treta... assim não dá pa ver o blog ao mm tempo que se escreve... dah!) assim que li aquilo só me lembrei de uma pessoa a andar num globo terrestre e sempre em fte e acabava por chegar ao mesmo sítio. Não mudava. Esta analogia puxa-me para a realidade do Pricípezinho, de Saint Exupéry. Não me lembro muito bem da história, mas acho que ele ficou aborrecido de estar sempre naquele mundo e andou a visitar outros. E era só uma criança... outros há que são adultos mas não têm essas ganas...

Zorze Zorzinelis disse...

Com que então escatológico ;) - é justo, o post também era uma merda. Quanto ao teu, digo apenas que vivemos o princípio do fim. Não acho que possa haver volta. No entanto, acredito que a única hipótese era a revolta das massas, mas para que isso aconteça, as pessoas tinham de partir aquele aparelho que têm na sala e do qual gostam tanto - é preciso ganharem consciência, nem que seja com os velhos livrinhos, como o 1984 do Orwell ou então o Escárnio e a Violência, do Cossery. A mentira está espelhada em cada notícia, em cada expressão. As únicas pessoas nas quais acreditamos acabam por ser apenas os nossos pais. Abraço aos dois

Ana disse...

A propósito de citações, no fim-de-semana li também uma interessante: "A vida é o que acontece enquanto estamos a fazer planos."

C@B disse...

Onde tera a Ana lido a citacao?!?!... hehehehe
Acho o proverbio chines fenomenal, mas a do Ernest Renan, plagiando a JU, PAR...

Ana disse...

lol... Por acaso não é de quem pensas Tripeiro ;) Esta li numa revista qualquer e já nem me lembro do contexto, mas a frase "caught my eye". No entanto, para não ficares sem mais uma frase deles, aqui fica uma da música "Beautiful": "The more you know, the less you feel"...

NoKas disse...

"Se não mudarmos a nossa direcção, podemos acabar no sítio para onde nos dirigimos"


E como arde na pele o sítio "para onde nos dirigimos" quando lá chegamos sem querer (ou sem termos feito nada para não irmos lá parar)

Ovelha Negra disse...

Já disse em algum lado, mas torno a dizer aqui porque gosto particularmente da frase: "há apenas duas coisas infinitas: o universo e a estupidez humana, e da primeira não tenho a certeza." Albert Einstein

Anónimo disse...

"A vida é o que acontece enquanto estamos a fazer planos."
A frase faz parte da letra de uma canção (não me lembro qual) escrita por jonh lennon. Pelo menos ficou imortalizada através do J.Lennon

Ju disse...

Tão Pedro!
Foste de férias? Este post já tem barbas...

Zorze Zorzinelis disse...

Acho que está a preparar um post explosivo!! ;)

Ju disse...

Ó Zorze... quem és tu? (Não me venhas com tretas filosóficas de quem somos e nós e mais não sei o k!)

NoKas disse...

é um tipo comum, com um blog, tal como a maior parte de nós! acho k n é um biolouco! :p tirando a parte do bio, poderá ser um louco qq (crítica positiva, nada disto foi escrito com segundos sentidos nem com intenções maquiavélicas!).

Zorze Zorzinelis disse...

Paz e Amor...

Ju: Acho que o "não me venhas com..." devia ser uma expressão abolida da blogosfera. Cada um escreve o que lhe der na real gana, embora não concorde com a ofensa gratuita. Mas se te sentes na condição de poder castrar pensamentos alheios, faz o favor de seres feliz!

Nokas: Sou comum e tenho orgulho nisso. Quer dizer que não me sinto superior a ninguém. Agora comum também é uma palavra difícil de digerir; isto porque cada indivíduo tem qualquer coisa a mais do que vizinho para oferecer ao mundo.

Zorze Zorzinelis disse...

E, oportunamente, o post que coloquei para o Pedro:

*Acho que está a preparar um post explosivo!! ;)*

Era uma brincadeira e não uma provocação. Mas quando se toma as dores alheias, cai-se no erro de atacar quem quer defender. Por alguma razão, este blog está recomendado no meu; ou não terá este meu raciocínio qualquer lógica?

Ju disse...

Bem Zorze acho que percebeste tudo mal... mas paciência.
A minha pergunta era mera curiosidade, não tinha nada a ver com o teu comentário!!!
E já agora obrigada por me atribuires sentimentos de pessoa castradora de pensamentos alheios... sempre foi a minha fantasia... :(
Afinal a minha teoria parece confirmar-se...

NoKas disse...

alo!!!!

1. nós percebemos a piada do post explosivo!

2. a joana só queria saber se tb tinhas sido nosso colega. eu, o pedro, a joana, bem como outra malta que aqui comenta fomos colegas no curso de biologia (daí a expressão "bioloucos"). daí eu ter dado aquela resposta! achei que não ias ficar ofendido por te chamar louco! não me parece que sejas desse tipo de pessoas, embora esteja a correr o risco, com esta afirmação, de te estar a avaliar sem te conhecer. corro o risco. isto são blogs, a malta deve levar isto "na boa", "na desportiva". se fores dos que leva tudo a peito, aqui ficam as minhas respeitosas desculpas.

:p


A sabedoria chinesa do pedro já fez correr muito espaço internautico (já que não se pode falar nem em tinta nem em gastar papel).



:)



P.S.- 3. acho tb que o pedro não se chateia com o comentário bombástico

NoKas disse...

P.S.- Zorze manel: mas pq é que achas que a malta está sempre contra os teus post e comentários? alguma psicose escondida? (este comentário foi em jeito de desafio)


;)


tás sempre a dizer que nos blogs se faz assim, nos blogs se deve fazer assado, que as pessoas escrevem isto, e que respondem aquilo! oh moço, afinal, o que é que te incomoda verdadeiramente? não é suposto sermos diferentes?


aguardo resposta! té já

Zorze Zorzinelis disse...

Peço desculpa, mas não tenho a mínima paciência para este tipo de conversa. E acho que não é produtivo perdermos o nosso tempo a dizer quem é que percebeu mal o quê?

Zorze Zorzinelis disse...

Ok, percebemos todos mal os intuitos uns dos outros. Não façamos disto um cavalo de batalha. Eu sinto que vocês não compreenderam minimamente aquilo que eu disse e vice-versa.

Zorze Zorzinelis disse...

E muita paz e amor para todos nós é o que interessa.

Zorze Zorzinelis disse...

No entanto,

Nokas: Podes ter a certeza que sou marado dos cornos, psicótico, atrofiado, desconfiado e tudo o resto - isso não é novidade nenhuma.

Ju: Tenho quase 28 anos e sempre tive namorada; por isso, não me venhas com essa "chantagem emocional barata" que a conheço de gingeira.

NoKas disse...

"A inevitável insatisfação do ser! "


:)

Ju disse...

Paz e amor!
Eu tenho 34 e sempre fui solteira, mas não tens nada a ver com isso e eu não tenho nada a ver com a tua vida.
Paz e amor!

Zorze Zorzinelis disse...

Ok, fiquemos por aqui.

NoKas disse...

paz e amor... a todas as criaturas.

vamos fazer a corrente da paz. quinta feira na nossa igreja, no sítio do costume. O pastor amaral estará lá para dar o seu amor a toda a comunidade da nossa igreja! basta a sua presença e o seu dinheiro! (si lembri que não são permitidas moedas no ofertório! cartão de crédito aceite, falar com pastor francisco)

Zorze Zorzinelis disse...

Quem leva a carabina?

Marco Fav disse...

Incrível o "picanso" que há aqui!

Não posso deixar de comentar que ter namorada desde a nascença durante 28 anos é mesmo amor à séria! LOL!

É que já ninguém está a comentar o post... Depois de 27 comments quem se lembra do assunto do post, né?

OooH Ju, com essa carinha laroca e ainda estás solteira? Onde é que eu me inscrevo? LOL!
Beijos

NoKas disse...

e mais um: LOVE BLOGGGGGGGG LA LA LA LA LA LA LA LAAAAAAA..... LOOOOVVVEEEE!

Olá, boa tarde! Eu sou a agente e secretária da Joana! Para saber mais sobre a vida da Ju marque 1, para ouvir um resumo de uma história engraçada que ela lhe poderá contar num jantar romântico marque 2, para receber fotos da Ju no seu telemóvel de 3ª geração marque 3, para se inscrever no clube de fãs marque 4, para reservar lugar na lista de espera de jantares marque 5, para mais informações desligar e contactar o operador através do 161616. Obrigada!

Marco Fav disse...

LOLOLOLOL!

Estou certo de que a Joana não precisa de secretárias casamenteiras! LOL!
Além disso, já nos conhecemos do curso de Biologia!

Beijos!

NoKas disse...

oi! qual dos bioloucos perdidos és tu?

Ju disse...

Pera lá!
Andam a fazer arranjinhos por de trás das minhas costas??!?!
Eu ando a dormir...
Quem és tu ó Gemini?
Eu num sei quim és. Já que me conheces eu também gostava de saber se te conheço.
Mas às tantas já me esqueçi...

Marco Fav disse...

Sou o Marco - Acho que não havia mais na nossa Turma de cento e tal pessoas!

Eu também já me esqueci de bué pessoal. De ti lembrava-me porque achava bué da cómico quando querias falar para a Turma: começavas sempre por gritar "Ó pessoal!" LOL
Fora a vez em que repetiste um um engano do Prof. de Antropologia num momento em que todos estavam calados, gozando com ele na cara! LOL!

Já começa a parecer mal: este espaço de comments mais parece um Chat ou um Forum! LOL

Ju disse...

Ah!
O Marco de genética?
Se fores esse eu lembro-me bem.
Esse episódio de gozar com o prof de antropologia já não me lembro, é capaz. Caramba, esses pormenores são importantes, é isso que dá sal à vida!

Tens razão, isto já parece um chat. O Pedro quando chegar das férias vai ter um baque! Mas podemos continuar a falar no meu blog, que tá anunciado neste blog (Juana qq coisa)
Bjks e prazer em saber de ti! :D

NoKas disse...

pera! havia mais marcos sim!!!! so pa tirar as teimas: marco, amigo dos passarinhos de vila nova? nao tavas em frança? como vai a vida?!?!?!?!?!!??!!?


ai k lindo! e mais uma vez os blogs são um ponto de encontro!!!! uma vez andei por aí à procura de malta e achei blogs d biólogos. a caloira inês tava em nova iorque, o paulo em londres e não sei mais o quê!

fantástico!


e tu? tb tens blog? ou só andas a espreitar as novidades? caso estejas interessado manda email pa: nokastravels (arroba) gmail (ponto) com e a malta entra em contacto ctg pa trocar os contactos do msn (e afins).



Pedro, espero que não estejas ofendido plos teus comentários estarem a ser palco duma conversa em diferido entre biólogos perdidos no mapa!


bjkas

Zorze Zorzinelis disse...

Ó PEDRO, esqueceste a password do teu blog?

NoKas disse...

se calhar está de ferias sem net! abençoadas ferias em sitios onde não ha computadores ou os que há nao nos servem pra nada! ferias sem relgio, sem telemovel, sem televisao! sem carro! adoro ferias!

NoKas disse...

Pedro, Pedro, e que tal de resultado da FCT?

Unknown disse...

Honey, I'm Home!!!!!

Tou de volta. parece que as noticias da minha morte eram grandemente exageradas!!! Mais do que de férias num sitio sem net estive de férias em vários sitios sem vontade de ir á net... peço desculpa se desprezem os meu colegas blogonautas!

Olá marco, ou Gemini. Não percebi essa história de seres o unico marco... então e o outro Marco que tão bem conheciamos? Vocês até faziam a famosa parelha: o Marco mais baixo e o Marco mais alto...

bem estou de volta cheio de volta de blogar. esperem pelos posts