quinta-feira, julho 07, 2005

Tríunfo dos Porcos

Tive uma semana muuuuuito ocupada mesmo, não houve tempo para pensar no blog. Como tenho estado muito ocupado não tenho tempo para pensar em teorias malucas e devaneios filosóficos, daqueles que originam post intermináveis. Mas vi uma coisa no outro dia que não podia deixar de registar numa nota de indignação.
Fui dois dias para o campo com uma amiga, também bióloga, que trabalha com morcegos. Visitamos várias grutas na costa sudoeste e no Algarve e em todas elas é inacreditavel a total falta de respeito que as pessoas têm pelo nosso património geológico/subterrâneo. Mesmo nas grutas de mais dificil acesso, mesmo nas galerias mais interiores da grutas, onde é preciso rastejar e suar para conseguir chegar, eram muitos os sinais de vandalismo e de falta de civismo das pessoas: grafitis e outros escritos nas paredes, latas de cerveja e de comida pelo chão (algumas até podiam ter sido levadas para ali pelo escoamento das chuvas, mas outras era impossivel, foi mesmo um porco qualquer que as deixou lá) e ainda, beatas de cigarros, animais mortos que certamente não morreram ali de livre e expontânea vontade, entre outros exemplos de grande falta de respeito.
Quando é que as pessoas vão olhar para o património natural como um bem comum e não como um problema "dos outros". Será vingança por os morcegos, por vezes, encherem os sotãos das casas mais velhas de guano? É triste, é muito triste, até porque este problema das grutas aplica-se igulamente aos rios e ribeiras, às falésias e escarpas, aos montes, prados, oceanos, florestas, etc. É o verdadeiro Tríunfo dos Porcos! Sem ofensa para os pobres suínos que não têm culpa nenhuma neste assunto...

3 comentários:

Filipe disse...

Quando dizes que foste dois dias para o campo com uma colega estava à espera que o resto do post fosse uma descrição de algo mais picante,mas afinal não era...
Muahahahahaha

Unknown disse...

Este gajo é tão ordinário!!! Para a próxima, para não teres ideias, escrevo "uma colega comprometida".

Filipe disse...

Epá e para ti o que te interessaa ela ser comprometida ou não? Muhahahahahahaha sou mm ordinário... enfim, alguem tem de ser :))))))