quarta-feira, junho 21, 2006

Diálogo esquizofrénico


Slowly but efficiently, the english language creeps into my thoughts...
Não é que eu tenha deixado de gostar do português, muito pelo contrário...
But everyday I speek in english... slowly, everynight I dream in english...
O português é uma lingua magnifica, bem mais bela que o inglês...
But english is more practical, precise, efficient. It is just easier...

Há uns meses atrás, sentar-me à frente do computador e escrever um texto em português era a coisa mais fácil do mundo. As palavras fluiam naturalmente, não era necessário sequer pensar muito.

Now, I look at the computer screen and he seems to demand that I use the english language, the language that I now use everyday, my working language, my living language, even my feeling language. I now find my self swearing in english, thinking in english, I start wondering which is my true natural tongue.

O português é mais lírico, mais sonhador. Mas eu não sou poeta nem escritor. O meu cérebro refugia-se nos caminhos que lhe são mais fáceis, nas palavras que lhe são mais familiares.

Slowly but efficiently, the english language creeps into my thoughts...

4 comentários:

Ana Elias disse...

"O português é mais lírico, mais sonhador. Mas eu não sou poeta nem escritor.!" - ao ler esta frase, até se poderia dizer que és!

Prefiro ler-te em português... mas em inglês também marcha!

NBeijos!

Unknown disse...

Em alguns aspectos ate tenho caracteristicas de poeta ou escritor, mas nao e na escrita...

smallworld disse...

Uf, conheco bem este problema... O curioso eh que depois de ano e meio a falar ingles, ou ocasionalmente portunhol, e a achar que me estava a expressar perfeitamente bem em ingles, vim para o Texas e conheci dois portugueses. Ao falar outra vez portugues dei-me conta de que nao ha lingua como a nossa, aquela com que nascemos, e que em ingles por mto que me esforce, nao sou capaz de me expressar completamente. E passei a ter mais saudades de casa e a ser como aqueles holandeses odiosos que sempre que tem um outro holandes para falar te ignoram e falam entre si na sua lingua.

Unknown disse...

Por acaso, alguns dos holandeses que conheco sao capazes de falar em ingles so porque eu estou na mesma sala, mesmo que eu nao esteja a participar na conversa... Nao tenho mesmo razoes de queixa.