segunda-feira, junho 08, 2009

Eleições europeias




Talvez seja uma boa ideia olhar bem para os resultados das eleições antes de começarem as habituais celebração e as universais declarações de vitória. Portugal tem quase 9,5 milhões de eleitores, dos quais 6 milhões ficaram pelo maior partido português desde o 25 de Abril, o ABSTENÇÃO.
Depois os outros partidos, os ditos "de assento parlamentar" andaram entre os 3,14% do CDS e os 11,87% do PSD, isto é, só 1 em cada 9 portugueses votaram no PSD, o partido que se declarou o grande vencedor, só 1 em cada 30 votaram no CDS, que também se declarou vencedor. pelo meio ficaram os três partidos mais à esquerda, que juntos atraíram o voto de um pouco mais que 1 em cada 6 portugueses.
As forças politicas seguintes foram os BRANCOS (e viva o Saramago!) e os NULOS, que juntos atrairam o voto de 235000 portugueses.Seguiram-se depois o MEP e uma revoada de outros partidos que nunca ninguém ouviu falar, cada um tendo sido o preferido de menos de 1 em cada 200 portugueses.
As vezes é bom por as coisas em prespectiva, e a matemática, essa nossa velha enimiga dos tempos de escola, pode dar-nos uma boa ajuda a reduzir os nossos políticos à sua insignificância. É a democracia que temos. Pessoalmente? Se estivesse em Portugal teria ido votar. Teria votado em BRANCO.

Sem comentários: