quarta-feira, agosto 19, 2009

Num tempo já distante...



Lembram-se deste episódio? Possivelmente o momento mais baixo da democracia portuguesa. Quase 20 anos depois do 25 de Abril a igreja teve a lata de por em causa a liberdade de expressão. Até aqui não aconteceu nada de novo, eles andam a combater a liberdade de expressão pelo menos desdo o concílio de Niceia, há 17 séculos atrás. O que foi verdadeiramente triste, para não dizer repugnante, foi ver Marcelo Rebelo de Sousa, na altura líder do maior partido da oposição, a considerar que essa posição, criminosamente oposta aos direitos conquistados pelo povo português, era aceitável e até compreensível.
Felizmente, na altura Herman José teve a coragem e a presença de espírito para responder a este atentado à liberdade de expressão em Portugal. Ao seu próprio estilo, inteligente, satírico e brilhante, Herman manda abaixo as críticas e rebaixa-as àquilo que eram, absurdas.

Penso que 15 anos volvidos uma situação destas já não seria possível. Evoluímos muito desde esse tempo. O contacto com outros povos fomentado pela nossa presença na UE e pela livre circulação dos seus cidadãos, trouxe-nos um novo espírito de abertura. Agora já encorporamos melhor os conceitos de Liberdade, os direitos que ganhamos, mas também, espero, os deveres que agora todos temos, de lutar para garantir a manutenção desses direitos.
Mas para que ninguém se esqueça, sobretudo aqueles que ouvem avidamente cada palavra do professor Martelo como se fosse ele o dono da verdade e do saber, é sempre bom lembrar ocasiões como esta!

Só para acabar, uma palavra de apresso para Herman José. Hoje pode já não ser o maior cómico que temos, diria até que há muito tempo não produz comédia de qualidade, pelo menos desde que acabou a saudosa Herman Enciclopédia. Mas foi ele que fez esse papel, tão essencial numa sociedade moderna, o papel do homem que brinca com as coisas sérias e assim as põe em causa e acorda o público para as grandes questões. É aquilo que hoje faz um John Stewart ou um Steve Colbert, ou que aqui por Portugal o vai fazendo de forma brilhante o Contra Informação. Mas o Herman já o fazia à 20 anos atrás. Para ti Herman, um grande, mas mesmo muito, muito grande Bem Haja!

Sem comentários: