quinta-feira, agosto 12, 2010

Chuva de Estrelas


Não, não me refiro ao primordial programa de televisão que iniciou a moda do "se cantas no Karaoke então podes vir a ser um sucesso mundial no mundo da música". Aliás viu-se como dezenas e dezenas dos concorrentes vieram a ter carreiras de sucesso no firmamento da música mundial. Ou se calhar foram só dez... cinco? Ok uma, e mesmo assim sabe Deus, aliás a Sara Tavares tem tido sucesso na área da World Music o que não significa que seja um sucesso mundial...

Mas esquecendo este à parte, a chuva de estrelas a que me referia são as famosas Perseidas, um fenómeno anual em que, em meados de Agosto, a Terra atravessa uma região do espaço onde abundam poeiras e pequenos asteróides que entram na nossa atmosfera riscando no céu inumeros meteoros, ou estrelas cadentes. Devem o nome ao facto de virem sobretudo da direcção da constelação Perseu. As noites de ontem, hoje e amanhã devem registar o pico deste fenómeno, podendo em alguns períodos da noite observar-se cadências da ordem de uma estrela cadente por minuto.

Se, como eu, já passaram noites em claro, a meio de Agosto, à espera da maldita chuva que nunca chega, podem não ter grande vontade de perder tempo precioso de sono a olhar para o céu, mas também pode acontecer que tenham sorte e que observem um fenómeno lindíssimo no céu. E se não vier a chuva de estrelas, podem sempre trautear a velha música do Rui Veloso: "Já não há estrelas no céu, a dourar o meu caminho..."

Sem comentários: