domingo, outubro 24, 2010

Piscares de Olho - VIII

O piscar de olho desta semana leva-nos até aos arrozais da Comporta, na margem sul do Estuário do Sado. Um arrozal não será à partida algo que nos sugira paisagens belas... enfim, os arrozais em socalcos no sudoeste asiático ou os arrozais indianos com os Himalaias ao fundo talvez sugiram paisagens mais edílicas, mas não um arrozal banal em Portugal. Neste caso as nuvens e a luminosidade natural de um pôr-do-Sol de inverno fizeram toda a diferença.
Este arrozal tem um significado especial para mim, pois foi uma das minhas áreas de estudo durante o meu doutoramento. Trabalhava então com aves migratórias, maçaricos-de-bico-direito que migravam entre a África Ocidental e a Holanda e paravam nos arrozais do Tejo e do Sado para reabastecer energias com sementes de arroz antes de continuar a sua viagem de milhares de quilómetros..
Este era um dos arrozais onde as aves paravam para comer. Foi também esta a fotografia que escolhi para capa da minha tese. Por falar nisso, a minha tese pode ser obtida clicando aqui. Infelizmente a versão disponível no site da universidade não inclui a capa...

Sem comentários: