quarta-feira, novembro 10, 2010

Esperança Média de Vida em Portugal

Foi lançado recentemente o site Pordata, um site que se denomina a "Base de Dados do Portugal Contemporâneo" e que tem disponíveis e utilizáveis uma quantidade impressionate de dados estatísticos sobre o nosso país. Só para dar um exemplo, fui procurar os dados sobre esperança média de vida em Portugal e obtive estes dados que resumi no gráfico seguinte.
Como podem ver, a esperança média de vida tem aumentado consideravelmente, a uma taxa de cerca de 3% ao ano, estando em 2008 nos 75,8 anos para os homens e nos 81,8 para as mulheres. A boa notícia para os homens é que esta diferença tem vindo a diminuir, como se pode ver na linha do ratio. A diferença que já foi superior a 10% está agora nos 8% e a descer, sendo assim espectável que a prazo as esperanças médias de vida de homens e mulheres venham a aproximar-se cada vez mais. Aliás, considerando que a sociedade é cada vez mais equalitária, existem poucas diferenças sociais que justifiquem esta diferença na esperança de vida, como eram antigamente as guerras, os acidentes de trabalho ou os acidentes ao volante. Sobrarão sempre eventuais diferenças genéticas entre os dois sexos que tornem as mulheres mais passíveis de viver mais tempo.

2 comentários:

Ju disse...

Tás con posts mto interessantes, mas ngm comenta nada. É pena! É a culpa do Facebookssss.
Bjks

Unknown disse...

É verdade, o facebook roubou audiência aos blogs... Mas as pessoas vêm cá, que até tenho tido muitas visitas ao blog, só não dizem nada...