domingo, janeiro 30, 2011

Piscares de Olho - XXII

O piscar de olho desta semana leva-nos até à aldeia de Rio de Onor, nas profundezas do Parque Natural de Montesinho. Esta aldeia fica encostada à fronteira com Espanha, na verdade a aldeia é dividida ao meio pela fronteira, sendo a parte espanhola denominada Rihonor de Castilla, sendo ambas as partes conhecidas pelos seus habitantes como "povo de acima" e "povo de abaixo", não se distinguindo assim de facto como dois povoados diferentes.
Rio de Onor subsiste ainda como aldeia comunitária. Este regime pressupõe uma partilha e entreajuda de todos os habitantes, nomeadamente através da partilha dos fornos comunitários, dos terrenos agrícolas comunitários onde todos devem trabalhar, e de um rebanho pastoreado nos terrenos comunitários.
Na verdade, este povoado singular assume, para além de um regime de governo próprio, um dialecto próprio e quase extinto, derivado do Asturo-Leonês, à semelhança da Língua Mirandesa. Tipicamente trasmontana, a aldeia apresenta casas tradicionais como a da fotografia, compostas por dois andares: no andar de cima moram as famílias, no andar de baixo ficam o gado, os cereais e outros produtos da terra.

Sem comentários: