quinta-feira, fevereiro 10, 2011

Do melhor que temos por cá

Antes de começar, quero deixar bem claro que este não é um texto irónico. Em Portugal gostamos muito de dizer mal de tudo, mas temos também de apreciar o que temos de bom, e uma das melhores coisas que temos é o nosso Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Claro que não é perfeito, temos hospitais sobrelotados, longas filas de espera, em algumas zonas falta de médicos e enfermeiros, mas tendo contactado com os servições médicos de outros países, nomeadamente alguns ditos desenvolvidos, como a Holanda, posso garantir que estamos anos-luz à frente.
Esta semana tive um problema num olho. Dirigi-me ao hospital e depois de esperar cerca de 1h fui atendido por uma médica oftalmologista que me observou, diagnosticou e passou a prescrição em menos de 15 minutos. No final paguei apenas 9,60€ de taxas moderadoras, que corrspondem a cerca de 2% do Ordenado Mínimo Nacional (OMN). Depois paguei o custo dos 3 medicamentos de que necessitei, que graças à comparticipação do estado ficaram em apenas 25€, um pouco mais que 5% do OMN. Ficou também logo marcada uma consulta de revisão para dois dias depois, para acompanhar a minha recuperação. Hoje fui a essa consulta, que custou apenas 4,40€ (menos de 1% do OMN) e em que fui observado pela mesma médica, que me voltou a observar e achou que a recuperação não foi tão boa como seria desejável, tendo por isso prescrito mais um medicamento, que me foi ofertado pela médica e feito um curativo ao olho, que não custou absolutamente nada. Ficou ainda marcada uma segunda consulta de acompanhamento para a próxima segunda-feira.
Foi bem recebido, bem tratado e não tive de me empenhar até ao pescoço para receber os cuidados médicos a que todos devemos ter direito.
Nos ditos países desenvolvidos as pessoas são obrigadas a pagar seguros médicos, não podem ir a qualquer hospital sem antes passar por um médico de família, que pode ter uma lista de espera de semanas, e pagam, pagam, pagam. Estamos anos-luz à frente.
Podem dizer que assim o SNS dá prejuízo... pois dá, mas não é para isso que pagamos os nossos impostos? Se os serviços do estado dessem lucro não era necessário pagar impostos, o estado geria-se a si próprio. Gosto de ver algum retorno para os meus impostos e tenho a certeza que um estado justo tem de oferecer a todos os cidadãos igual acesso aos serviços de saúde, com custos mínimos e acessíveis a todos.
A privatização dos serviços básicos do estado, tão defendida pela direita ultra-liberal, pode diminuir o défice, é verdade, mas se o estado não prestar serviços, alguém me explica para que pagamos nós impostos? Para que damos nós o dinheiro que tanto custa a ganhar se o estado ficar esvaziado do seu propósito de prestar serviços justos e equalitários a todos os cidadãos? Não podemos deixar a direita destruir o nosso SNS, é do melhor que temos por cá!

Sem comentários: