sábado, abril 02, 2011

Fool me once...

Nos Estados Unidos existe um ditado, famosamente mal enunciado pelo ex-presidente George W. Bush, que diz "fool me once, shame on you, fool me twice, shame on me". Em português significa qualquer coisa como, se me enganares uma vez, é maldade tua, se me enganares uma segunda vez, é estupidez minha.
Infelizmente, a Europa parece desconhecer este ditado e prepara-se para ser enganada pela terceira vez pelas agencias de notação financeira e pela expeculação desenfreada dos investidores económicos. Digo isto porque à um ano atrás a Grécia estava com um défice financeiro dramático e a ser forçada a taxas de juro incorpotáveis para se financiar no exterior, o que levou a uma queda a pique do seu "rating". A solução foi medidas de austeridade draconianas e ajuda externa da UE e do FMI. Resultado? O "rating" da Grécia continua a descer, as taxas de juro subiram de 9% para 16% e a situação económica do país continua idêntica, agora agravada por uma crise social intensa e pela quase paralisia da economia devida às medidas de austeridade.
Cerca de 6 meses depois, a situação repetiu-se na Irlanda. Novamente, a solução foi a austeridade e a ajuda externa. O resultado? Desde aí as taxas de juro sobre a dívida irlandesa subiram de 7% para mais de 10%, a economia está estagnada e a situação está em tudo pior que antes da ajuda externa.
A Europa aprendeu alguma coisa? Não, está a seguir exactamente a mesma receita em Portugal, sendo o recurso ao FMI agora apresentado como inevitável. Depois de dois erros crassos, em vez de se retractar, a Europa vai continuar com o seu dogmatismo ultra-liberal (conceito que seria por definição contraditório, mas que é a realidade em que vivemos) e condenar Portugal ao mesmo tratamento, pior que a doença, a que condenou Grécia e Irlanda.

É ocasião para dizer que a União Europeia quer inventar um corolário ao tal ditado americano, demonstrando não só uma total falta de solidariedade entre os estados, mas também uma profunda estupidez:

Fool me once, shame on you,
Fool me twice, shame on me
Fool me thrice, shame on all

Sem comentários: