quarta-feira, abril 27, 2011

Natureza fantástica

Descoberto escaravelho do Alasca que sobrevive a temperaturas de 75 graus Celsius negativos

A resistência ao frio é uma característica de um conjunto de insectos, peixes plantas, fungos e bactérias. Alguns organismos conseguem evitar a congelação porque possuem moléculas anticongelantes, constituídas por proteínas. No entanto, paradoxalmente, cientistas canadianos conseguiram recentemente isolar uma substância anticongelante de uma espécie de insecto tolerante à congelação, como referido num artigo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

O Upis ceramboides é um coleóptero que ocorre no Alasca e que produz uma molécula anticongelante com características particulares. Com efeito, o xylomannan não apresenta a usual composição proteica, sendo constituído exclusivamente, ou quase, por açúcares e ácidos gordos.

Segundo Brian Barnes, que participou no projecto que originou o achado “A parte mais emocionante desta descoberta é que esta molécula é um tipo de anticongelante completamente novo, que pode funcionar num local diferente da célula e de forma distinta”.

Com efeito, os ácidos gordos que fazem parte da composição do xylomannan coincidem com aqueles produzidos pela parede das células, o que poderá permitir a molécula se torne parte integrante da célula impedindo a formação de cristais de gelo no seu interior.

Graças a este inovador anticongelante, o Upis ceramboides que congela no laboratório quando a temperatura desce aos -28º Celsius, sobrevive até -75ºC.

De acordo com Ken Walters que também participou no projecto que deu a conhecer o xylomannan “As potenciais aplicações deste novo tipo de molécula anticongelante são muitas. Em termos de criopreservação, podemos aumentar a viabilidade e potenciar a sobrevivência de células e tecidos de outros organismos em condições de congelação”.


Notícia proveniente do site Naturlink.

Sem comentários: