segunda-feira, junho 20, 2011

...of the people, by the people, for the people...


When the people fear their government, there is tyranny; when the government fears the people, there is liberty.
Thomas Jefferson

Vivemos dias complicados para a democracia. As crises económicas são sempre pasto favorável para as fogueiras da extra-direita e da tirania do grande-capital. É importante lembrar a cada dia daquilo que é a democracia, daquilo que ela não é, lembrar para que serve um governo. Os governos têm como única utilidade servir o povo, a partir do momento em que se esta relação se inverte, os governos tornam-se superfluos, inúteis e frequentemente criminosos. Numa democracia o poder pertence ao povo, é exercido pelo povo, e o poder é usado em prol do povo.
É obrigação de cada um de nós lembrar esta verdade, ensina-la aos seus filhos, debate-la com os seus semelhantes. Uma democracia não é um fim, é um objectivo nunca totalmente alcançado, é por isso que a primeira obrigação dos povos que vivem em democracia é lutar, dia após dia, em busca de uma verdadeira democracia. De forma a chegar cada dia mais perto desse ideal.
Neste dias difíceis em que viemos, é mais importante do que nunca lembrar isto, é mais importante do que nunca lutar pelos nossos direitos. Dar o sangue, o suor e as lágrimas necessárias para evitar que nos roubem sequer um único dos direitos porque tantos morreram e sofreram para alcançar.

Sem comentários: