domingo, junho 12, 2011

Piscares de Olho - XLI

O piscar de olho desta semana leva-nos até ao norte de Espanha, à zona do Lagos de Covadonga nos Picos da Europa. Esta cordilheira localiza-se apenas 20 km da costa norte de Espanha e cobre partes das Astúrias, Cantábria e Castilla y Léon, formando parte dos Montes Cantábricos.
Pensa-se que o nome surgiu por estes montes serem a primeira parte do continente observado pelos marinheiros que regressavam do novo mundo. Pessoalmente, esta teoria parece-me absurda pois a localização geográfica dos Picos da Europa obriga a que os marinhereiros tivessem já contornado, ou evitado a costa ocidental da Peninsula Ibérica, de forma a verem este montes em primeiro lugar, para além do facto que o grande porto de partida e chegada dos descobridores espanhois era em Sevilha, no sul e não no norte de Espanha!
Seja qual for a origem do seu nome, os Picos da Europa formam uma paisagem absolutamente fabuloso, capaz de nos deixar sem folego a cada curva do caminho, de espanto, mas também de cansaço, ou não fosse a etapa dos Lagos de Covadonga a mais exigente etapa de montanha da Vuelta.

Sem comentários: