quarta-feira, julho 20, 2011

Crop circles

Os chamados "crop circles" são desenhos realizados em campos de cereal que só podem ser vistos do ar e fazem geralmente um belo efeito visual. Existem todo o tipo de teorias sobre a sua origem, desde fenómenos energéticos estranhos a mensagens escritas por naves extra-terrestres para comunicar com a raça humana. É curiosos alguém achar que uma civilização tão avançada que seria capaz de viajar até ou planeta ou outro sistema solar desconheça o uso do rádio ou da televisão, preferindo fazer desenhos gigantescos nos cereais, mas enfim...
De qualquer forma, diversas pessoas admitiram já terem sido eles a fazer muitos destes desenhos, e ao que parece é relativamente facil de fazer uma coisa destas, usando tábuas rasas e cordas para alisar as plantas. Hoje em dia estes desenhos são até usados para efeitos publicitários, nomeadamente pela Greenpeace em campanhas contra o uso de vegetais geneticamente modificados.
Apesar de o mistério parecer desmistificado, não deixa de surpreender a persistência das pessoas que fazem estas coisas e a sua crescente sofisticação. O desenho que aqui apresento apareceu perto de Winchester, no Reino Unido. A representação do típico extra-terrestre geralmente usado na ficção científica e nas histórias sobre pessoas que teriam tido contacto com extra-terrestres, deita logo por terra o mistério... é escandalosamente óbvio que se trata de uma fraude. Mas o mais interessante não é a face alienígena, mas antes o círculo que o ser parece segurar. A sequência de pontos e espaços é na verdade uma mensagem encriptada em código binário, que diz, em inglês:

Beware the bearers of false gifts and their broken promises
Much pain but still time
There is good out there
We oppose deception
Conduit closing

O nível de elaboração a que os criadores deste desenho chegaram é impressionante, gerando em mim uma pergunta: porque tem esta gente tanto tempo livre nas suas mãos?
Não acredito nem por um segundo que algum destes desenhos tenha uma origem não humana, não por achar impossível que civilizações extra-terrestres nos tentassem contactar, mas porque este seria, de todos, possivelmente o método mais absurdo para o fazer... Mas deixo os meus parabéns aos gajos que fazem estas coisas. Fazem um trabalho bem feito, muitas vezes bonito e claramente pensam profundamente nas suas ideias antes de as por no "papel", ou neste caso no cereal!

Sem comentários: