segunda-feira, julho 25, 2011

Fanatismo

As religiões estão certamente lá em cima no top das piores criações da humanidade, logo acima da gasolina com chumbo e da desflorestação dos trópicos, e só ligeiramente abaixo do aquecimento global. Pensando bem, este último não é bem uma criação da humanidade, antes uma consequência de outras criações, pelo que as religões podem muito bem estar mesmo no topo da lista.
As religiões limitam o pensamento humano através de dogmas e terrores, repudiam a liberdade de expressão e são, acima de tudo, fogueiras de fanatismos que acabam inevitavelmente em tragédia.
Foi isso que aconteceu recentemente na Noruega, como tinha acontecido antes em tantos países da Asia, em Madrid, em Londres e em Nova Iorque, em Israel e na Palestina a um ritmo quase diário, no norte de África, etc. etc. etc. Não esquecendo o passado muito triste da Europa neste campo! Toda a lógica das religiões é perversa, é baseada no ódio, mesmo quando pretendem professar o amor. Em última análise, esperemos que as religiões não sobrevivam à humanidade, porque de outra forma a humanidade não irá certamente sobreviver às religiões... quanto tempo até um tarado de uma qualquer religião usar a carta nuclear e dar início ao verdadeiro fim do mundo como o conhecemos?

Sem comentários: