quarta-feira, outubro 12, 2011

A Noite Estrelada

A Noite Estrelada (no original holandês De sterrennacht), é um dos mais famosos quadros do grande pintor impressionista Vincent van Gogh. O quadro representa a paisagem nocturna no exterior do asilo em Saint-Rémy-de-Provence, onde o pintor estava internado devido aos seus problemas psiquiátricos que acabaram por o levar ao suicídio. É notável que o quadro foi pintado inteiramente de memória, uma vez que do interior do asilo o pintor não tinha acesso à paisagem que aqui pintou.
Pintado em 1888, este quadro fez parte de um conjunto de obras incluídas no seu "Estudo da Noite". Na altura, o pintor tinha 33 anos e passava por uma das várias crises de ansiedade e depressão que o assolaram ao longo da vida. Conhecido tanto pelo seu génio artistico como pelos seus problemas graves de saúde, Van Gogh era um artista extremamente exigente, raramente se mostrando satisfeito com as suas obras. D' A Noite Estrelada teria dito que lhe faltava individualidade e sentimento.
Van Gogh viria a falecer dois anos depois, em 1890, vindo a ser aclamado como um dos maiores, talvez o maior dos impressionistas, sendo ainda hoje um dos grandes vultos da pintura mundial. Quanto ao quadro, faz, desde 1941, parte da exposição permanente do Museum of Modern Art (MoMA) de Nova Iorque, tendo um valor absolutamente incalculável.

Sem comentários: