segunda-feira, maio 07, 2012

Pão intercontinental

Este pães que se podem ver na imagem são vendidos em Portugal, ainda hoje comprei meia dúzia no Pingo Doce. São por cá conhecidos como pão brasileiro. Ora isto para mim é muito estranho. Em Dezembro último estive de férias no Brasil e vi por lá este pão com muita frequêcia, só que por lá é conhecido como pão francês. Em que é que ficamos?
Gostava de saber como se chama este pão em França... será por acaso pão português para fechar o círculo? Ou será antes pão russo, que na Rússia se chama pão americano, que nos Estados Unidos se chama pão argentino, e por aí fora até se descobrir que na verdade o pão foi inventado por um velhote de Cuba, no Alentejo, que o levou para Angola onde começou a ser conhecido por pão cubano e por aí fora até ao pão brasileiro em Portugal...
Segundo a wikipedia, este pão é conhecido como pão francês no Brasil porque foi criado no Brasil no início do séc. XX, numa tentativa de imitar um tipo de pão que era na altura muito popular em França, uma espécie de percursor mais curto das baguetes que depois viriam a tornar-se o supra-sumo do pão francês... em França.
Se ainda não estão baralhados que chegue, fiquem ainda com os vários nomes porque este pão é conhecido em várias partes do Brasil: pãozinho (São Paulo), pão massa grossa (Maranhão), cacetinho (Rio Grande do Sul e Bahia), pão careca (Pará), média (Baixada Santista), filão, pão jacó (Sergipe), pão aguado (Paraíba), pão de sal, ou pão carioquinha (Ceará).

2 comentários:

Zoe disse...

OI Pedro, dessa eu não sabia!! bem bacana a história do pão francês!!

Unknown disse...

E eu vim pra cá por que li aqui que aí se chama "pão brasileiro", o que eu como, desde menino, como sendo francês rsrs. De repente nem vende desse pão na França lol. Aqui no Brasil, pelo menos no Rio, é o mais vendido.