domingo, junho 17, 2012

Sumo de laranja


Portugal 2 - Holanda 1


Se, nas palavras famosas de Gary Lineker, para os ingleses o futebol "são 11 contra 11 e no final ganha a Alemanha"*, parece cada vez mais evidente que para os holandeses o futebol são 11 contra 11 e no fim ganha Portugal. A nossa selecção tem vindo a ganhar o bom hábito de eliminar a Holanda sempre que as duas nações se encontram em competições futebolísticas. Na verdade, já lá vão 21 anos desde a última vez que Portugal perdeu com a Holanda, num já longínquo jogo a 16 de Novembro de 1991, em Roterdão, em que a Holanda ganhou 1-0.
Na verdade, essa foi a única vez em que selecção nacional perdeu um jogo contra a sua congénere holandesa. Portugal e Holanda defrontaram-se 11 vezes, incluindo já o jogo de hoje, tendo esses confrontos resultado em 7 vitórias lusas, 3 empates e a tal única vitória holandesa. No conjunto dos 11 jogos, Portugal leva um confortável vantagem de 14-6 em termos de golos.
As razões para esta brutal superioridade da nossa selecção contra uma das equipas com mais palmarés mundial é talvez explicada pelo facto de a Holanda ser talvez a única equipa que joga sempre abertamente ao ataque contra Portugal, sendo a sua defesa uma espécie de cocktail de mel com laranjas doces para os nossos avançados. Mais estranha ainda é a inépcia ofensiva da Holanda contra Portugal, tendo em conta o seu estilo ofensivo e a excelência dos seus avançados, mas a verdade é que contra Portugal o super ataque da Holanda é mais ou menos tão assustador e prolífico como o Hélder Postiga...
Só mais um dado interessante. Até hoje, existiam duas equipas que nunca tinham sido eliminadas na fase de grupos de um Europeu de futebol, Portugal e Holanda. Portanto, a partir de hoje, Portugal passa a ser a única equipa europeia com esse recorde no seu curriculum. Agora venham os checos!


*na verdade esta é mais uma de tantas citações incorrectas que correm mundo, as palavras exactas de Lineker foram "Soccer is a game for 22 people that run around, play the ball, and one referee who makes a slew of mistakes, and in the end Germany always wins", pelo que a frase era mais dirigida aos erros dos árbitros a favor da Alemanha do que a uma eventual superioridade futebolística germânica, como pareceria indicar a citação corrente.

Sem comentários: