segunda-feira, outubro 15, 2012

Aulas práticas

Tem estado a correr nas redes sociais a seguinte figura, que penso que tem os valores actuais correctos da taxa de IVA e do salário mínimo líquido em quatro países europeus, França, Holanda, Espanha e Portugal.

É desde logo evidente que os países com salários mais baixos são também os que sofrem de taxas de IVA mais elevadas, mas esta não é uma mera tendência qualitativa. Na verdade, se correlacionar-mos a taxa de IVA com o salário de cada país, obtemos uma correlação negativa quase perfeita de -0.95. Aliás, tendo em conta que os salários são de uma ordem de grandeza diferente das taxas de IVA, faz mais sentido correlacionar a taxa de IVA com o logaritmo do salário, nesse caso obtemos uma correlação negativa ainda mais perfeita de -0.98.

Para quem não está familiarizado com correlações, uma correlação indica até que ponto duas variáveis variam de forma semelhante, sendo que se variarem de forma idêntica têm uma correlação de 1, se variarem de forma totalmente independente têm uma correlação de 0 e se variarem de forma oposta têm uma correlação de -1. 
Portanto, uma correlação de -0.98 indica que os salários e as taxas de IVA são quase perfeitamente inversamente proporcionais, quanto maior a taxa de IVA mais baixo o salário, e vice-versa. Isto não significa que o IVA cause os salários ou que os salários causem o IVA, mas sim que as políticas que causam baixos salários causam também taxas de IVA elevadas, e que as políticas que levam a salários elevados levam também a taxas de IVA mais baixas. Ou seja, quanto mais se baixarem os salários e quanto mais se elevar as taxas do IVA, mais longe estaremos nós do nível de desenvolvimento social e civilizacional dos países do centro e norte da Europa...

Sem comentários: