sexta-feira, novembro 16, 2012

Postais das Selvagens

33 – O Regresso

Uma última vista da Selvagem Grande, já a bordo do Schultz.

As seis semanas que passei na Selvagem Grande foram um período extremamente agradável, de que quase só recordo momentos felizes, calma e também sentido de dever feito. Passadas as seis semanas, com o trabalho levado a bom porto e as maravilhas da ilha quase todas descobertas, estava na hora de regressar à realidade.
Claro que haviam também saudades, e muitas. Saudades da família, e sobretudo da minha Ana que enquanto eu estava na Selvagem Grande ia incubando na barriga o nosso rebento, o pequenito João que deverá nascer em Outubro se tudo correr bem. Saudades também de casa, da "civilização" e do outro Portugal que está colado à Europa.
Desta vez, por incrível que pareça, a rendição correu sem percalços. O navio da marinha, o balizador N.R.P. Schultz Xavier chegou à ilha no dia previsto e a cansativa tarefa do transbordo de pessoas e mantimentos entre o navio e ilha correu dentro do previsto. Partimos da Selvagem Grande por volta das 16 horas, mas continuamos a ver a ilha no horizonte durante várias horas, à medida que o sol ia baixando para um fenomenal pôr-do-Sol do alto mar. O Schultz é um navio bem maior que o Cuanza com que cheguei à ilha, pelo que desta fez tive direito a um beliche para dormir. Tínhamos também preparado um farnel para a viagem, pelo que a viagem correu desta vez sem sobressaltos de qualquer tipo. Lembro-me apenas do tal pôr-do-Sol, das cagarras e almas-negras que patrulhavam as águas em nosso redor e de um grupo de golfinhos-malhados que a certo ponto se aproximaram muito do navio e o acompanharam durante alguns minutos na sua habitual folia de saltos e mergulhos.
Chegámos ao Funchal de madrugada, e aproveitámos ao máximo esse dia que seria o único na Madeira. Passeamos um pouco pela ilha e pelo Funchal e fomos experimentar melhor as ponchas, só para confirmar que as da Selvagem Grande eram realmente boas... claro! No dia seguinte o voo para Lisboa era logo pela manhã. Acabara a aventura nas Selvagens, mas pode ser que hajam mais capítulos em anos próximos.

Sem comentários: